quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dicas da Lucia Keiko

COZINHA ECONÔMICA – 15 DICAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO

 

          Usar integralmente os alimentos e evitar que quantidades aproveitáveis dos mesmos sejam jogadas no lixo é questão de aprendizado e consciência.

          1. Quando for usar uma metade do abacate, deixe a outra com caroço, isso evita que ela deteriore com rapidez.

          2. Não jogue fora os talos de agrião, cenoura, beterraba, couve e outras verduras e legumes. Estes talos contêm vitaminas, minerais e fibras. Limpe, pique e refogue com temperos naturais, você terá um acompanhamento delicioso e nutritivo. Todas as folhas verde-escuro são ricas em ferro. Não deixe de aproveitá-las.

          3. Sobras de bolacha não devem ir para o lixo. Despedace e guarde em vidro fechado, utilize para preparar pavês, coberturas de bolos, tortas e outras receitas.

          4. A forma mais indicada para cozinhar as verduras e legumes é a vapor, onde são preservados os nutrientes, caso não tenha uma panela adequada, utilize um cuscuzeiro.

          5. Para tornar fresco o pão amanhecido, basta umedecer levemente com água ou leite e levar ao forno quente por alguns minutos.

          6. Se o tomate estiver mole, deixe de molho na água fria ou gelada por uns 15 minutos. Ele ficará mais rijo e fácil de ser cortado.

          8. Caroços de abóbora ou soja torrados com sal servem como aperitivo.

          9. Pão velho torrado no forno e ralado serve como farinha de rosca.

          10. Com cascas de maçã você pode preparar um maravilhoso chá e também um saboroso suco. Outras cascas de frutas também podem ser utilizadas no preparo de sucos.

          11. Quando for comprar frutas, manipule o mínimo possível, assim a fruta será preservada por mais tempo.

          12. Sirva a salada separada do molho, assim os restos podem ser guardados separadamente, podendo ser utilizados em outros pratos.

          13. Não menospreze as sobras dos alimentos, guarde de forma adequada para não estragar, não esqueça de tomar os seguintes cuidados: conserve na geladeira e procure utilizar logo, guarde em vasilhas limpas, secas e tampadas e nos dias de muito calor observe bem as sobras, se apresentarem vestígios de mau cheiro, bolor ou espuma, jogue fora.

          14. Sugestões de como utilizar algumas sobras:

          Carnes e aves: assadas ou cozidas: desfie e use para ensopados, risotos, caso seja moídas podem dar ótimos croquetes, recheios para pastéis, saladas ou omelete.

          Arroz: bolinhos, canjas, risotos, sopas.

          Feijão: tutu, mexido, sopa, salada.

          Pão: pudim, torrada, farinha de rosca, rabanada.

          Frutas maduras: doces, bolos, sucos, vitaminas e geléias.

          15. Faça um corte superficial em volta das batatas. Coloque-as para cozinhar. Após cozidas, coloque-as num recipiente gelado. A casca irá se soltar facilmente e evitar o desperdício do tubérculo.

REAPROVEITE SUAS FRUTAS

          Geralmente as pessoas não aproveitam totalmente os alimentos e justamente esta parte que você joga fora, pode conter muitos nutrientes e propriedades saudáveis.

          Atualmente o desperdício é tanto, que milhares de pessoas conseguem sobreviver com o alimento que retiram do lixo, você já pensou nisso? Temos em nosso país, uma grande variedade de frutas, verduras e legumes nutritivos desde a raiz até as folhas. Utilizar integralmente os alimentos, faz com que o seu cardápio seja mais rico em nutrientes, além de ter um custo menor.

          Aproveitar totalmente o alimento significa usar os recursos que o alimento disponibiliza sem desperdiçar: sementes, raízes, caules, folhas, frutos e cascas. Mas o que muitos não sabem, é que na casca das frutas também encontramos nutrientes.

          A banana é umas das frutas mais populares. Cozida, assada, frita ou ao natural, este alimento possui muitos nutrientes como a vitamina A e C, fibras e o mineral potássio, que previne o surgimento de cãibras. Mas o que muitos não sabem, é que na casca da banana também encontramos nutrientes. Em 100 g de casca de banana, temos: 28,66 kcal, 4,48 g de carboidratos, 0,84 g de proteínas, 0,82 g de lipídios e 2,96g de fibras.

          A laranja é uma das frutas cítricas mais comuns, além de conter vitamina C, possui pectina, uma fibra solúvel que colabora com o funcionamento intestinal. Na casca da laranja, você tem uma grande quantidade de fibras. Em 100 g de casca de laranja, temos: 103,23 kcal, 22,06 g de carboidratos, 1,52 g de proteínas, 0,99 g de lipídeos e 6,41 g de fibras.

          O abacaxi, fruta tipicamente tropical, o abacaxi possui vitaminas e minerais, como vitamina A, C, K, fosfato e magnésio. É bastante conhecida pela sua enzima bromelina, que auxilia a digestão das gorduras. Porém, isso não significa que o consumo da fruta possa aumentar o metabolismo da gordura ou mesmo diminuir a gordura localizada. A casca possui em 100 g: 40,52 kcal, 8,58 g de carboidratos, 0,56 g de proteínas, 0,44 g de gordura e 4,64 g de fibras.

          Com uma quantidade pequena de calorias, o maracujá é pedida certa para a saúde. A fruta da paixão ainda possui vários nutrientes em partes normalmente não comestíveis como a sua casca, que pode render várias receitas. Confira: em 100 g de casca de maracujá, temos 41,56 kcal, 9,12 g de carboidratos, 0,91 g de proteínas, 0,16 g de gordura e 1,56 g de fibras.

          HIGIENIZAÇÃO

          Estas sobras de alimentos são mais propensas a terem uma carga microbiana proveniente do solo, água, etc. Por isso, é preciso lavar tais partes muito bem em água corrente e depois colocar em solução de hipoclorito de sódio, na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água durante aproximadamente 20 minutos. Em seguida enxágüe em água filtrada.

          Não apenas os folhosos, mas todos os alimentos que podemos consumir in natura, como beterraba, cenoura, tomate, entre outros, devem ser muito bem lavados. Para garantir a qualidade do alimento, é muito importante ter uma higienização adequada.

         

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário